Eventos

Setembro 2017

17° Congresso BIEN. Assembleia da República e ISEG. 

Semana RBI

Maio 2017

 - Conferência organizada dia 19 de Maio pelo PS de Braga sobre o tema "Entre o Futuro do Trabalho e o Trabalho do Futuro", com a presença de José António Vieira da Silva e Roberto Merrill.

- Workshop internacional sobre o Rendimento Básico Incondicional, organizado pela Professora Nazaré da Costa Cabral, dia 15 de Maio de 2017, a partir das 9:45, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.O workshop contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros sobre o tema. A sessão de encerramento, pelas 17:30, conta com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva. As línguas de trabalho são o inglês e português. O programa está aqui.

Março 2017

O Futuro do Trabalho e o Rendimento Básico IncondicionalIntervenções: André Coelho, activista e redator da Basic Income News; André Barata, filósofo e docente da Universidade da Beira Interior e Carlos Teixeira, activista do RBI. Moderação: Anabela Dinis, docente da Universidade da Beira Interior e coordenadora da EAPN Guarda. Organização em parceria com a CooLabora e o Fórum Cidadania e Território.

Novembro 2016

A utopia de um rendimento básico incondicional - XVIII Colóquio de Outono - CEHUM. Universidade do Minho, 17 e 18 de novembro de 2016. Evento facebook aqui.

Junho 2016

Conferência sobre RBI na Católica Porto Business School, 2 de Junho. Programa aqui.

Fevereiro 2016

Colóquio na Assembleia da República sobre a aplicação do Rendimento Básico Incondicional -
A transição para uma alternativa social inovadora Programa aqui.

Outubro 2015

Jornada Mundial pelo Trabalho Digno. 07 de Outubro de 2015 - Tertúlia. Moderação- Emília Monteiro, JornalistaLocal: Estaleiro Cultural da Velha a Branca, no largo da Senhora a Branca, nº 23 em Braga. 

Junho 2015

- Palestra de Roberto Merrill (Universidade do Minho),PAN - Lisboa, 16 Junho: "Três formas de pré-distribuição:Trabalho, Rendimento Básico Incondicional, e Comuns"

Março 2015

- Palestra de Roberto Merrill (Universidade do Minho), "Propriedade de si: total ou parcial? Libertarismo de esquerda e rendimento básico incondicional", Colóquio Pensamento Libertário: Passado, Presente e Futuro, Universidade Nova, 26 Março.

Fevereiro 2015

- Palestra de Roberto Merrill (Universidade do Minho), "Democracia de proprietários, pré-distribuição e rendimento básico incondicional", Seminário Permanente de Filosofia e Direito da Sociedade Portuguesa de Filosofia, na sede da Associação Portuguesa de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Social, 2 Fevereiro.

Dezembro 2014

- Mesa redonda transmontana sobre Rendimento Básico Incondicional, UTAD, Vila Real  (Edifício Eng.II – Dep. Economia, Sociologia e Gestão), 5 Dezembro.

Setembro 2014

Mesa redonda sobre o Rendimento Básico Incondicional no Forum Socialismo:

- Artigo de Adriano Campos e Ricardo Moreira contra o RBI: Rendimento Básico Incondicional: uma crítica

- Artigo de Roberto Merrill a favor do RBI: O Rendimento Básico Incondicional como um novo direito humano? Da exploração à pré-distribuição

Julho 2014

Colóquio sobre: Rendimento básico incondicional: um novo direito humano?11 de Julho de 2014, Universidade Nova

 Maio 2014:

  • Participação na exposição Uma voz adiantada no tempo, celebrando os 30 anos de atividade do Partido Humanista Internacional (PHI). Sindicato dos Enfermeiros, na Rua D. João IV, 198, Porto. 3 de Maio, 16h00.
     
  • Participação na manifestação do Dia do Trabalhador da CGTP, 40 anos de liberdade e luta, com uma faixa e distribuição de panfletos. Largo Martim Moniz, Lisboa. 1 de Maio, 15h00.

Abril 2014:

Março 2014:

Janeiro 2014:

Dezembro 2013:

Novembro 2013:

Outubro 2013:

Setembro 2013:

Julho 2013:

Maio 2013:

Abril 2013:

  • Palestra "Rendimento Básico e Direitos Humanos" (por Roberto Merrill), na Sociedade de Geografia de Lisboa (rua de Santo Antão) 24 de Abril, 17h.

  • Palestra sobre rendimento básico (por Roberto Merrill), no colóquio sobre Vencer a crise com a segurança social, no Auditório do STEC – Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD, no Largo Machado de Assis, Lote A, em Lisboa (junto à Avenida de Roma – metro Roma), 13 de Abril.